domingo, 8 de julho de 2007

A beleza do encanto



Se encantar é bonito. Principalmente quando você não tem motivos para isso, ou até os tem, mas eles são tão pessoais que você não sabe nem se explicar. Aí você fica sendo o louco que gosta de coisas que ninguém gosta. Não tem explicação, você simplesmente se encantou.
Mas o encantamento nem sempre é feliz. Ele é mais feliz quando é correspondido. E mais: tem que ser correspondido e bem aceito. Porque um encantamento-renegado é bem triste. Um renegado é pior do que um desencantamento.
Sabe do desencantamento? É quando você supervaloriza uma pessoa antes de conhecê-la e quando vai ver, não era nada daquilo, fica desencantada. Nesse caso, a gente ri duplamente: rimos da gente (por sermos tão bobas) e da pessoa desencantadora. E no caso do encantamento-renegado, a gente chora.
Choramos com motivo. É o seguinte: sabe aquele doce que tem na sua geladeira e que você não vai comer porque está em um regime bravíssimo, apesar de querê-lo MUITO? Então... É isso. Você se encantou pelo doce (eu estou usando doce porque estou num blog, digamos... feminino, e as tentações femininas são maiores para doces do que para salgados, né?! Mas você pode substituir, se quiser), já experimentou antes e foi uma maravilha. Ele gostou de você e você dele. Mas agora você se nega a comê-lo e ele está ali triste na geladeira, esperando para que você mude de idéia e o tire do meio de tantas frutas, queijos, cervejas e restos de almoço. Ele quer ser seu e que se foda o regime, não importa se você vai ficar um pouquinho mais gordinha por causa dele, não importa se você ESTÁ gordinha, nem todos os problemas que virão pela frente.

Nada disso deveria importar porque nada é mais importante do que o encantamento correspondido. Isso deveria ser prioridade na vida das pessoas. E eu não digo de encantamentos relacionados apenas a homem-mulher. Falo de encantamentos entre pessoais quaisquer por qualquer motivo. Aquela bebezinha que mora no seu prédio e que gosta de você, sempre ri pra você no elevador, mesmo você nunca tendo feito nada pra ela. É uma gracinha, lindinha, fofinha – você pensa - e ela continua te sorrindo, mas você com medo de segura-la porque pode deixá-la cair no chão. Ou de dar corda, ela se apegar muito e depois você ter que cuidar dela enquanto os pais saem de casa. Por causa disso, você vai iniciar a criança numa vida que será cheia de encantamentos-renegados. Pode ser bom pra ela se acostumar.

A questão é que a vida é cheia deles e, na maioria das vezes, por medo. Acho que meu próximo post pode ser sobre medo e o quanto eu odeio isso em mim e nos outros.

Por enquanto eu digo que odeio o encantamento-renegado. Simplesmente porque tinha tudo pra ser um encantamento bonito e com motivos para ser feliz, mas tem alguém que não pensa assim.

3 comentários:

Anônimo disse...

"não importa se você ESTÁ gordinha, nem todos os problemas que virão pela frente."

... é.
=(
não importa o cenário, a encenação é NOSSA.

thaís. disse...

encantamento-renegado. eu acho, de verdade, que a vida deveria ser mais simples. talvez ela até seja.
nós que gostamos de complicá-la.


(por que não correr atras do tempo perido e do que nos encantou?)

Leandra Postay disse...

Olha, encontrei esse blog hoje e adorei, mas esse texto me agradou em especial. E, pra mim, é isso que a Thaís disse: somos nós que complicamos a vida e só temos que buscar o que desejamos. Vale à pena correr os riscos.

P.s.: Podem ter certeza de que aparecerei constantemente por aqui. x]